DATA DE INÍCIO:
DATA DE FIM:
LOCAL:
No plano externo, o grande desafio que se colocou foi o de aproveitar o enorme conhecimento e experiência acumulados pelos diversos intervenientes que, em Portugal, viveram a experiência de construção da Rede Rodoviária Nacional nos últimos 30 anos, e disponibilizá-los aos países onde a construção da rede Nacional de estradas é prioritária, como é o caso dos países da CPLP.
No plano interno, os Novos Desafios resultaram da necessidade de redirecionar as atividades predominantemente realizadas nas três últimas décadas. Com efeito, no referido período, as principais políticas e atividades realizadas em Portugal estiveram centradas no projeto, construção e financiamento da nova Rede Rodoviária Nacional (RRN). No final da primeira década do século XXI, com a rede nacional fundamental praticamente concluída (90%) iniciou-se um novo ciclo, em que a operação e manutenção dos 13 700km da RRN em serviço está atribuída a 24 entidades: 16 Concessionárias do Estado e 8 Subconcessionárias da Concessionária Estradas de Portugal.