4ª Jornadas Betumes CEPSA/CRP – Inovação e Conservação (2015)
Poder utilizar novos e melhores materiais e processos construtivos tem sido uma preocupação constante, que se deverá manter. A promoção da inovação tecnológica é, assim, uma necessidade. Para a concretizar, é indispensável desenvolver com regularidade atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico ( I&DT).

DATA DE INÍCIO:

Abril 9, 2015

DATA DE FIM:

Abril 9, 2015

LOCAL:

Centro Cultural de Belém

É com muito gosto que o CRP se associa a este seu sócio, a CEPSA, na organização destes eventos.
Porque eles são organizados para promover a discussão de temas atuais, incluindo experiências realizadas em obra, feitas em Portugal e em Espanha, contribuindo assim para a atualização técnica de todos os que desenvolvem atividade na área das infraestruturas de transportes.
Uma palavra de saudação aos participantes; alguns dos quais vieram de Espanha, outra de gratidão para os 17 colegas que farão as apresentações e para os 4 colegas que moderarão as discussões, e os votos de que todos saiam destas jornadas mais capacitados tecnicamente.

Esta é a 4º edição das Jornadas CEPSA / CRP
1as Jornadas – Dez. 2007 – Inovação e Meio Ambiente
2as Jornadas – Julho 2009 – Poupança: Energia e Recursos
3as – Outubro 2011 – Tecnologia e Sustentabilidade

Como se pode constatar têm variado quer o lema quer as datas. Com efeito, tem-se procurado que o lema e os temas tratados em cada uma das jornadas traduzam preocupações dominantes na altura, e que a data da sua realização se ajuste à melhor oportunidade.

SOBRE O LEMA DAS 4ªs JORNADAS : INOVAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Na atual fase de desenvolvimento das redes nossas rodoviárias – NACIONAL e MUNICIPAIS – as principais preocupações centrar-se-ão na OPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO dessas redes.
A CONSERVAÇÃO tem um duplo objetivo: por um lado oferecer aos utentes um adequado nível de conforto e de segurança, graças a uma suficiente manutenção das partes da estrada e dos equipamentos de sinalização e de segurança, e por outro lado, assegurar a preservação do património rodoviário (pavimentos, pontes e viadutos,
túneis, muros de suporte, etc.).
Independentemente do objetivo com que são realizadas as intervenções de conservação – preventiva, corretiva, periódica, corrente, reabilitação, de emergência, etc.- haverá sempre que selecionar materiais e processos construtivos para intervir, os quais estão sujeitos a requisitos progressivamente mais exigentes, nomeadamente: de urabilidade, de custo, da necessidade de reciclar materiais, da necessidade de reduzir os impactes durante as obras, quer sobre o ambiente quer sobre o tráfego circulante.
Poder utilizar novos e melhores materiais e processos construtivos tem sido uma preocupação constante, que se deverá manter. A promoção da inovação tecnológica é, assim, uma necessidade. Para a concretizar, é indispensável desenvolver com regularidade atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico ( I&DT).
A inovação envolve necessariamente a participação ativa de vários parceiros, da indústria, de entidades com vocação para atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e dos destinatários finais, ou seja dos donos de obra.
A implementação de INOVAÇÕES pelos diferentes parceiros do sistema de transporte rodoviário é considerada indispensável para melhorar a eficácia e a eficiência do sistema.